Viagens e Contenplações…
Adoro minhas viagens e suas contemplações e numa delas escrevi esta coluna direto de Montevideo (Uruguai), lugar que escolhi para passar minhas férias de 2016. Lá estava eu, totalmente absorvida pela atmosfera dessa cidade, contemplando em cada esquina a beleza que habita na simplicidade do povo uruguaio. Me encantou ver as praças lotadas no final da tarde, pois mesmo nos dias de semana o povo se reunia para dançar tango, tomando o típico mate uruguaio, e colocando a prosa em dia, vivendo naturalmente. Aprendi muito nos dias em que estive lá, enfim. Já tive a oportunidade de viajar por muitos lugares, diferentes países e nessas andanças tento mergulhar na cultura dos povos, indo além do turismo, gosto de vivenciar o cotidiano das cidades.
Contemplar, sentir os lugares, conversar com as pessoas, observar. Em Montevideo tive a oportunidade de conhecer o famoso Café Brasilero, local dos muitos cafés do escritor Eduardo Galeano. Apaixonada por café como eu sou, sentei na mesma mesa que ele sentava e fiquei duas horas por lá, me deliciando com alguns expressos enquanto observava a vida passar pela janela da cafeteria. Me perdi nos pensamentos, fiquei imaginando o que Galeano sentia e percebia na vida ao sentar-se por lá. Tentei fazer dos meus olhos os dele por um momento. Foi emocionante ficar ali por algumas horas, enquanto eu tomava meus cafés, choveu e deu sol, veio o sol e choveu novamente. Minha alma ficou leve e minha inspiração à flor da pele.
Viajar me traz instantes memoráveis, viajar me faz bem porque me ensina sobre perceber melhor o outro e seus lugares no mundo, ao mesmo tempo em que me faz perceber a mim mesma, meus limites e minhas pontes. Por onde passo, deixo um pouco de mim e levo na memória mais alguns retalhos de experiências que compõe o meu ser interior.
Sou andante e vejo nas estradas da vida possibilidades infinitas de evoluir como ser humano, pois é na convivência com as diferenças que aprendemos o valor do respeito e a grande importância de perceber que, seja no país que for, a maioria das pessoas de bem só deseja uma coisa: ser feliz! Desejo a você ótimas contemplações nas suas andanças, arruma a mochila, a mala, sua câmera fotográfica e pega a estrada, a vida é movimento e descobertas. Boa viagem!