Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari resgata a história da imigração
Desenvolvendo diversos trabalhos desde 2013, a Associação destaca-se no contexto estadual
A Associação Cultural Italiana do Vale do Jaguari foi fundada em 27 de novembro de 2013 com base nos Estatutos da Società Culturale Italiana di Jaguari criada para comemorar o centenário da imigração Italiana em 1989.
Em junho de 2014, organizou a primeira turma de Curso de Italiano em parceria com Instituto Federal Farroupilha Câmpus Jaguari, na modalidade de 40h semestrais e com duração total de 2 anos. Atualmente, está com a terceira turma em andamento. Por meio dessa parceria, colaborou ativamente para elaboração do convênio de Gemellaggio Scolastico, com a Escola Técnica Agrária 8 Marzo-KLorenz da Cidade de Mirano na Província de Veneza, Itália, sendo que em 2015 e 2017 foi recebido em Jaguari uma delegação de 2 professores e 5 alunos italianos, e em 2016, os alunos e professores do Câmpus Jaguari visitaram a Itália, salientando-se que esse convênio foi renovado até 2020.
Além disso, através da participação na Federação das Associações Vênetas do Rio Grande do Sul, viabilizou a viagem da Sra. Odete Cadó à Itália dentro de um programa de Turismo Social de Retorno a Terra das Origens com parte dos recursos Financeiros do Governo Italiano.
Também, por meio dessa Federação, foi viablizada a vinda do Pintor Italiano Gian Antonio Cecchin em 2015 para elaboração de um quadro retratando a história de Jaguari e, em 2018, para as comemorações dos 130 anos da fundação da Colonia Jaguari. Para os próximos anos, a grande meta da Associação é o reconhecimento da Colônia Jaguari como a Quinta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul através de publicações literárias.