Você ouve, mas não entende?!
Coluna desta semana trata sobre essa dificuldade que atrapalha o cotidiano de várias pessoas
Por que eu escuto, mas não entendo o que as pessoas falam?
Escutar, mas não conseguir compreender totalmente o que as pessoas estão dizendo pode indicar algum problema com seus ouvidos.
Por que isso acontece?
Sabemos que a fala é composta pelos sons das vogais e das consoantes. As vogais têm sons de frequência mais grave e volume mais alto, já as consoantes têm frequências mais altas e volumes mais baixos; e grande parte das perdas auditivas costumam interferir mais nos sons agudos (os das consoantes) do que nos graves.
Dessa forma, é comum que se a pessoa está com alguma perda auditiva ela escute as palavras pela metade, ouvindo mais os sons das vogais e menos os das consoantes. Assim, escutar mas não entender é indício de algum grau de surdez, mesmo que pequeno.
Por isso, é importante ficar atento! Além da dificuldade em entender o que as pessoas estão falando, existem outros sintomas que podem indicar alguma perda auditiva, tais como:
-Dificuldade de ouvir em ambientes com muito barulho, como por exemplo, restaurantes e shoppings centers;
-Ouvir as pessoas como se elas estivessem sussurrando;
-Pedir sempre para as pessoas repetirem o que disseram;
-Depender da leitura labial para conseguir compreender o que as pessoas estão falando;
-Aumentar mais que o habitual os volumes de rádios e TVs.
Se algum desses sintomas estiver afetando você, deve ser sinal de perda auditiva. Portanto, diante de qualquer suspeita, recorra a um profissional especialista – o Audiologista para realizar um teste de audição e indicar o tratamento adequado!!