Aeroporto de Santiago: Avançam os acertos para a conclusão
Aeroporto de Santiago – ainda restam 500 metros de asfalto a serem construídos
De seus 1.200 metros de pista, o aeroporto de Santiago tem 700 metros prontos. Os 500 restantes estão com a base pronta pra receber o asfaltamento, faltando também o terminal de passageiros e o pátio para estacionamento das aeronaves.
Para concluir o município precisa de R$ 1 milhão e 500 mil, conforme estimativa do secretário de Obras Haroldo Pouey. Esse recurso está sendo buscado no Governo do Estado, mas para isso precisa encerrar um convênio feito há dez anos, que está desatualizado. “É um entrave burocrático, mas que precisa ser encerrado pra obra avançar e ser concluída”, afirmou Haroldo.
Audiência no Tribunal de Contas
Nesta quarta, o santiaguense Marco Peixoto, presidente do Tribunal de Contas do Estado, intermediou um encontro entre o secretário estadual dos Transportes Pedro Westhalen, com o prefeito Tiago Gorski Lacerda e o secretário de Obras, Haroldo Pouey.
Eles trataram do encerramento do fechamento de contas de tudo o que foi feito, repassado e o que deixou de ser, para que o antigo convênio com o Departamento Aeroportuário seja rapidamente encerrado. Só assim para o Governo poder fazer um novo e, enfim, repassar os valores que o município precisa, honrando o compromisso que vem de anos.
Na opinião do secretário Haroldo Pouey, a intervenção do Tribunal de Contas foi muito positiva. “Nosso objetivo de concluir o aeroporto passa, primeiramente, pelo fechamento das contas e fim do convênio antigo. E Tribunal de Contas vai auxiliar nessa questão, junto ao Estado que, por sua vez, manifestou a intenção de também ver a obra pronta”.