Santiago solidária: 561 novos cadastros para doação de medula óssea
A palavra que melhor descreve o produto desse ato é: ESPERANÇA.
Foi isso que os 561 novos cadastrados levaram às pessoas que aguardam um doador compatível.
Em Santiago, esperava-se um número aproximado de 400 novos cadastros, entretanto, esse número foi superado com folga.
As pessoas destinaram um momento do seu dia e foram até o HGuSt preencher a ficha de doadores e retirar a coleta de sangue.
Mesmo com o grande número de pessoas no local, os procedimentos eram realizados rapidamente. Após o preenchimento da ficha, os novos cadastrados eram direcionados a uma sala para coleta da amostra de sangue, onde Enfermeiras(os) e Téc. em Enfermagem, de forma muito organizada, realizavam o procedimento.
Cabe registrar também, a grande presença de militares, que foram liberados durante o expediente para o cadastro.
Na manhã do dia seguinte à coleta e cadastro no HGuSt, uma segunda remessa foi feita nas dependências da 11ª Cia Com Mec.
O número total de cadastros chegou a 561, sendo 497 cadastros realizados no HGuSt e 64 cadastros realizados na manhã do dia seguinte na 11ª Cia Com Mec.
Os números foram informados por Leandro Oliveira, do Lions Clube de Santiago – centro.
No decorrer da criação desse artigo, tivemos a triste notícia da morte de Elivando Ramos, ontem a noite, em Santa Maria.
Ele lutou contra a leucemia por aproximadamente um ano.
Elivando tinha 34 anos e havia se tornado pai recentemente. O cadastro de novos doadores era inclusive, buscando um doador compatível com ele.
Ele deixa esposa e filho. Seu velório será em São Francisco de Assis no decorrer da tarde de hoje, cidade onde residia e trabalhava.
Minhas mais sinceras condolências à família de Elivando.