Fique atento: Empréstimo via rede social pode ser golpe
Golpe do empréstimo via Rede Social
A Polícia Civil de Santiago atendeu a comunicação de uma Senhora relatando,que após visualizar um anúncio que oferecia empréstimos em dinheiro no Facebook, não recebeu os valores prometidos,o que muito provavelmente, até o momento, caracteriza o golpe.
A página que oferecia os tais empréstimos, estava em nome de Paulo Fagundes. A comunicante entrou em contato via telefone da área 51 sendo atendida por outra pessoa identificada como Roberto, o qual explicou como proceder para obter o referido empréstimo, dizendo que a comunicante necessitava de um fiador ou fizesse um depósito numa conta corrente da agência nr 0435, da Caixa Econômica Federal, em nome da correntista Adriana Soares Canto, que iria servir como fiadora da comunicante.
No mesmo dia foi até ao caixa eletrônico de uma empresa onde efetuou o deposito no valor solicitado. No dia seguinte ligou para o mesmo telefone sendo atendida por outra pessoa e perguntou sobre a liberação do empréstimo tendo o atendente lhe dito que seria necessário outro depósito em dinheiro, o que foi feito pela comunicante.
Ressalta a vítima que até o momento o empréstimo no valor R$ 7.000,00 não foi liberado. A comunicante teme que seus dados pessoais que foram fornecidos sejam utilizados indevidamente. Segundo informações, outras pessoas também teriam sido vítimas do mesmo golpe.
Cabe aqui alguns comentários. As redes sociais são uma terra sem lei. Existem sim alguns critérios de segurança adotados pelas empresas titulares dessas redes sociais, mas nenhuma garantia quanto a veracidade ou mesmo boa fé dos perfis existentes.
A facilidade na criação de perfis falsos é enorme. Desconfie sempre, se você não conhece ou suspeita das informações, remova, bloqueie e jamais use as redes sociais com o intuito de conseguir empréstimos.