Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Notícias de Santiago

Neve ou chuva congelada na tarde de hoje em Santiago?

Neve em santiago rs? Ou foi chuva congelada?

Era aproximadamente 16:20 hrs. Ouvi pela janela um burburinho na rua logo abaixo: Está nevando! Está nevando!

Realmente. Pequenos flocos brancos desciam do céu.

O evento movimentou as redes sociais na #terradospoetas, afinal de contas, sendo neve ou não, não é todo dia que a gente vê esse tipo de coisa acontecer. Alias, pode demorar décadas até que algo assim seja registrado novamente.

Várias pessoas fizeram registros fotográficos das “bolinhas” que caíram, e alguns conseguiram registrar em vídeo. De qualquer forma, qual a diferença entre neve e chuva congelada?
Após uma pesquisa  aponto a seguir a diferença entre os dois fenômenos.

Chuva congelada pelo site tempoagora.com.br:
É quando a chuva cai de forma líquida e atravessa uma camada de ar na atmosfera mais resfriada, próxima de 0ºC e que congela as gotas ao entrar em contato com a superfície, diferente do granizo, que é quando as gotas congelam ainda na nuvem e caem em forma de pedras de gelo.

Chuva congelada ou chuva congelante pela wikipédia:
É um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície atravessando uma camada atmosférica com temperatura de subcongelamento (temperatura inferior a 0 °C), atingindo então um estado termodinâmico meta estável. Ao impactar com a superfície, a gota recebe a energia necessária para que ocorra a transição de fase, partindo instantaneamente do estado líquido para o sólido. Esta água, então, congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre,] podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente que “vitrifica” os objetos, causando muitas vezes sérios acidentes de trânsito devido ao congelamento instantâneo das pistas.


Neve, pelo site tempoagora.com.br:
É a precipitação de cristais de gelo formados pelo congelamento do vapor d’água na atmosfera. Eles se juntam e formam flocos de neve e caem da nuvem em direção ao solo, como a chuva.
Para a formação de neve, a condição climática tem que ser de alta umidade, baixas temperaturas em diversos níveis da atmosfera e a presença de instabilidades.

Neve, pela wikipédia:
 (originada do termo latino nix ou nivis) é uma ocorrência meteorológica que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo. O fenômeno pode apresentar intensidade leve, moderada ou forte, podendo receber a denominação de nevasca (mais comum no Brasil) ou nevão (mais comum em Portugal), quando se trata de uma tempestade de neve; ou nevisco, para uma precipitação de neve muito leve. De modo geral, a ocorrência de queda de neve costuma ser denominada como nevada.

Cada floco de neve é composto por água congelada em uma forma cristalina que, devido à sua grande capacidade de refletir a luz, adquire aparência translúcida e coloração branca. A precipitação desses flocos ocorre com frequência nas zonas de médias e elevadas latitudes do planeta Terra, uma vez que consistem em regiões de clima frio e temperado. Também não é incomum sua ocorrência nos pontos mais elevados do planeta, caso das nevadas registradas em algumas formações montanhosas e planaltos serranos.

Um pequeno vídeo foi postado no facebook da Prefeitura de santiago rs, (crédito citado: Paulo Acosta) poderá te dar algumas pistas sobre o que realmente aconteceu. Assista e decida: Foi neve ou chuva congelada?

Neve em Santiago

Chuva congelada ou neve?Seja uma ou outra, as pessoas comemoraram igual. Há anos não se via tal fenômeno em Santiago. Confira vídeo gravado pelo santiaguense Paulinho Acosta, que registrou o fenômeno.

Posted by Prefeitura de Santiago on Monday, July 17, 2017

0Shares
Botão Voltar ao topo