Polícia Civil de Santiago participa da operação CPX
Policia Civil de Santiago integrou forças policiais que atuaram na operação CPX
Na manhã de ontem, quarta-feira (21) a Polícia Civil de São Borja (RS) sob a supervisão do Delegado de Polícia Regional, Charles Dias do Nascimento, titular da 21ª Região Policial e a coordenação do Delegado de Polícia Marcos Ramos Vianna, titular da 1ª DP/São Borja, com a participação de agentes da Polícia Civil de Santiago (coordenados pelo Del. Charles), Itaqui (coordenados pela Del. Elisandra) e São Borja (Del. Marcos) e apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação “CPX”.
A operação teve como objetivo enfraquecer o grupo do traficante Marcos Martins Antunes, o Marquinhos, 26 anos, apontado por ordenar crimes de dentro do Presídio Estadual de Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Nos últimos dois anos, diferentes investigações demonstraram que ele foi mandante de pelo menos cinco assassinatos.
A maioria dos crimes ligados ao detento ocorreram em São Borja, cidade em que ele tem sua base.
O alvo da ação é suspeito de mandar matar Bruno Dornelles Ribeiro, 24 anos, ano passado, na Rodoviária de Porto Alegre e de mandar matar quatro homens por disputas ligados ao tráfico de drogas na cidade.
A Polícia Civil garante que ele também tem forte relação com traficantes de uma facção da Região Metropolitana, que o apoia nas execuções. Tal facção receberia em troca dinheiro obtido na venda de drogas na fronteira.
É um grupo extremamente perigoso, que além de execuções é responsável por diversas outras tentativas na nossa região recentemente — comenta o delegado da Polícia Civil de Santiago Charles Dias do Nascimento, responsável pela ação.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão. Dois indivíduos maiores de idade foram presos e dois adolescentes apreendidos, por supostamente serem responsáveis por um ponto de venda de drogas na cidade.