Cera de ouvido: saiba mais sobre o assunto
As Academias Americanas de Otorrinolaringologia e a de Audiologia atualizaram suas diretrizes acerca da limpeza da cera de ouvido
As Academias Americanas de Otorrinolaringologia e a de Audiologia atualizaram suas diretrizes acerca da limpeza da cera de ouvido. O documento conscientiza sobre a importância do material viscoso para a saúde auditiva.
Ele lubrifica a região, controla a temperatura e evita a invasão de bactérias, lista o Dr. Alfredo Lara, do Hospital Cema, em São Paulo. Mais: enfiar hastes flexíveis, chaves ou grampos no buraquinho da orelha, está relacionado a irritações, infecções e até lesões mais sérias, como o rompimento do tímpano.
Você não deve limpar o ouvido demais, pois isso abre alas para uma série de problemas. Jamais insira qualquer objeto pequeno no local e não use velas terapêuticas, pois seu efeito não está comprovado.
Você deve: procurar o médico ou o audiologista se tiver sinais de perda auditiva; Perguntar sobre as maneiras de remover a cera excedente; Visitar o especialista quando há algum desconforto.
Cerca de 10% das crianças, 5% dos adultos e 30% dos idosos sofrem com excesso de cera. Na dúvida, sempre procure um profissional especializado.
AUDIOSOM – Dr. Leonardo Buss – www.drleonardobuss.com.br
Matriz e Filial no RS: Santiago: Rua Sete de Setembro, 507 – Policlínica Vida – Santiago-RS👂 3251-0385 💬 99694.7667 / Santa Maria : Centro profissional Floriano Peixoto, 1709 – sala 701 – 7º andar (55) 99717.9527
Filial SC: ITAPEMA, Rua 246 sala 8 – Meia Praia – Fone: (47) 99178-0125