Lugar de mulher é…
Onde ela quiser!
Prova disso é Ana Maria Hass, de 55 anos, primeira Coronel feminina da Brigada Militar em 180 anos de Corporação
A Corporação Gaúcha tem 180 anos de história, e agora, tem a primeira mulher promovida ao posto mais alto da sua hierarquia: Coronel.
Ana Maria Hass tem 55 anos de idade, dos quais, 32 anos de serviços. Ela é a primeira mulher a ser promovida ao posto de Coronel.
A Brigada militar tem um efetivo total de 20.000 policiais, dos quais, 2.500 são mulheres. A Cel Ana está à frente do Comando de Órgãos Especiais (que chefia batalhões, supervisiona forças-tarefas em presídios e cuida do setor de aviação), em Porto Alegre.
Agora, com a promoção, ela irá para a região das Missões, em Santo Ângelo, onde vai liderar o Comando Regional das Missões, que abrange também as cidades de Ijuí e São Luiz Gonzaga.
Ana ingressou na Brigada militar em 1986. Ela comenta que à época, para serem aprovadas para a turma de oficiais, as mulheres precisavam ter ensino superior completo, ao passo que para os homens, não era exigida curso superior, apenas segundo grau.
Inicialmente, não era possível chegar ao posto de Coronel, apenas até o posto de capitão.
“Sempre fui respeitada pelos praças e nunca tive nenhum caso de insubordinação por ser mulher. Defendo o trabalho lado a lado porque juntos somos melhores”,
disse.
O CRPO Missões, que a Cel irá comandar, é responsável por três unidades operacionais: 7º Regimento de Polícia Montada (Santo Ângelo), 29º Batalhão de Polícia Militar (Ijuí) e 14º Batalhão de Polícia Militar (São Luiz Gonzaga).
“À frente do comando regional das Missões o meu desafio será trabalhar com as tropas a fim de diminuir os índices de criminalidade e violência na região”.
Atualmente, há duas oficiais, formadas na mesma turma da coronel Ana que poderão chegar ao mesmo posto. Outra policial, da segunda turma feminina de policiais, também poderá chegar ao posto.