Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Notícias Regionais

Concurso Brigada Militar: questões poderão ser anuladas por suspeita de parcialidade

Concurso da Brigada Militar poderá ter questões anuladas

Uma comissão jurídica da Brigada militar avaliará questões que foram consideradas “problemáticas” devido enunciados das mesmas.

Tais questionamentos foram feitos por pessoas que prestaram o concurso e a própria Brigada Militar cogita anulação dessas questões.

Em uma das questões que poderia estar “comprometida”, por exemplo, é solicitado que o candidato responda o nome do secretário titular da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul na época do lançamento do concurso, que vai selecionar mais de 4 mil policiais.

Já outra, ao questionar fatos decorrentes de um homicídio na capital, em 2016, afirmou que o crime gerou uma revolução na área.

Concurso Brigada Militar: questões poderão ser anuladas por suspeita de parcialidade
Imagem: Arquivo Pessoal/Bruna Cardoso

Temas como o abate de cervos do Pampas Safari, o fechamento da exposição Queermuseu pelo Santander Cultural e medidas do governo Temer também são mencionadas.

A maneira com que as questões foram apresentadas provocou críticas. Nas redes sociais, usuários se manifestaram contra a prova, apontando que as questões, como foram colocadas, indicariam tendência política e imparcialidade.

Concurso Brigada Militar: questões poderão ser anuladas por suspeita de parcialidade
Imagem: Arquivo Pessoal/Bruna Cardoso

A Brigada Militar investigará se estas questões violam de alguma forma o princípio de impessoalidade, e por isso determinou a avaliação jurídica. Uma reunião com a empresa que lançou o certame, a Fundatec, é realizada nesta segunda-feira (18), em Porto Alegre.

O próprio secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer, que é citado na prova, solicitou “explicações convincentes” ao Comando da Brigada Militar a respeito das questões.

Concurso Brigada Militar: questões poderão ser anuladas por suspeita de parcialidade
Imagem: Arquivo Pessoal/Bruna Cardoso


Nota da Brigada Militar sobre o concurso – Concurso da Brigada Militar poderá ter questões anuladas

A Brigada Militar, acerca do conteúdo das questões da prova intelectual, aplicada aos postulantes ao ingresso na carreira policial militar de nível médio no dia de hoje, vem a público esclarecer que a empresa responsável pelo certame, Fundatec, contratada nos termos da lei nº 8.666/93, é responsável exclusiva pela condução da prova intelectual em todas suas fases:

  • elaboração;
  • aplicação e correção;
  • sendo igualmente a única responsável pelos textos e situações concretas utilizadas na formulação das questões.

A Brigada Militar, em observância ao princípio da imparcialidade, mantém-se apartada dessa fase do concurso. O Comando da corporação determinou avaliação jurídica quanto à viabilidade da anulação de questões que, de alguma forma, violaram o princípio da impessoalidade.

 

Nota da Fundatec sobre o concurso – Concurso da Brigada Militar poderá ter questões anuladas

A Fundatec – Fundação universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, com quase 45 anos de existência, sempre atua com imparcialidade, respeitando os princípios de isonomia, ética, impessoalidade, Legalidade, Moralidade e Publicidade.

Possui a ISO 9001, que certifica todos os procedimentos adotados, executora de diversos concursos públicos do país, com aplicação de provas em mais de 500 concursos e processos seletivos, nas esferas públicas e privadas, sendo apartidária e impessoal.

Informamos que todas as questões elaboradas para a prova do Concurso da Brigada Militar foram formuladas conforme conteúdo programático previsto no Edital de Abertura e sem nenhuma participação do Governo do Estado e, especificamente da Brigada Militar, respeitando todos os princípios de segurança e sigilo, sendo a Fundação responsável pela formulação das provas, tendo como Bancas contratadas especialistas em suas áreas correspondentes, que seguem o padrão de excelência e passam por avaliações criteriosas.

Em relação à Prova de Conhecimentos Gerais, os conteúdos estão definidos sobre tópicos atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia e atualidades nacionais, estaduais ou locais, tendo como referências jornais, revistas, rádio e televisão.

As questões abordaram assuntos de amplo conhecimento, que circulam na imprensa de forma incessante, e que são temas da atualidade, com extrema relevância social, importantes à história do País e do Estado do Rio Grande do Sul, local onde o candidato aprovado exercerá a função.

O que se espera de um aspirante a um cargo público para o estado do Rio Grande do Sul é que conheça esses temas.

Em nenhum momento houve a intenção da Fundatec e da banca em polemizar sobre os temas, apenas abordar sobre o contexto social atual, programa este previsto em Edital, sendo involuntário e não perceptivo até sua repercussão, sobre a forma textual construída.

O concurso foi executado para mais de 42 mil candidatos, em 21 locais de prova e ocorreu com tranquilidade.

A abstenção foi de 11,80% e o certame seguirá dentro da normalidade, conforme procedimentos estabelecidos no cronograma divulgado no Edital de Abertura.

Fonte: G1 – Concurso da Brigada Militar poderá ter questões anuladas
Imagens: Arquivo Pessoal/Bruna Cardoso

25Shares
Botão Voltar ao topo