Festa do Imigrante reuniu mais de 500 pessoas
A Rota Nostra Colônia, a Associação Italiana de Jaguari e a Prefeitura Municipal, promoveram na noite de 11 de agosto, no Clube Internacional do Chapadão, a 15ª edição da Festa do Imigrante, a qual foi realizada com grande sucesso, reunindo mais de 500 pessoas vindas de Jaguari e de cidades vizinhas.
Essa edição da festa fez parte das comemorações dos 98 anos do município de Jaguari, bem como, dos 130 anos da Colonização Italiana no Vale Jaguari. Antes dos festejos, foi realizada a Missa do Imigrante na Igreja Matriz com a participação do coral Giuseppe Verdi de Santa Maria(RS) e com todo o cerimonial realizado no idioma Italiano.
O tradicional jantar-show contou com a presença da cantora de Músicas Italianas, Ines Rizzardo, de Bento Gonçalves, a qual abrilhantou a noite com clássicos inesquecíveis tais como ‘Volare’, ‘Caruso’, dentre outras. O público presente deliciou-se com um cardápio tipicamente italiano.
Conforme a professora Lisandra Vencato, uma das integrantes da comissão organizadora da festa, o evento foi preparado com muito carinho e obteve um grande sucesso, representando a retomada das atividades culturais que visam resgatar a cultura e as origens da imigração italiana na região do Vale Jaguari. “Sempre há detalhes para ajustar e já estamos pensando na edição de 2019, inclusive com a possibilidade de ampliarmos a realização da festa em mais dias”, destacou ela.
Estiveram presentes no evento a Comitiva Da Província de Belluno (Itália), formada por Gian Antonio Cecchin, Antonella Sacchet, Maria Comioto, Mario Roldo, Bruno Scariot e Marco Scariot. O renomado pintor Italiano, Gian Antonio Cecchin, esteve em Jaguari por meio do Projeto Merica Merica 2 do Comitato Veneto do Rio Grande do Sul, através de ação do Consultor da Regione Veneto no RS, César Augusto Prezzi.
Na oportunidade, Gian pintou um belíssimo quadro que retrata a história da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, bem como, realizou oficinas de pintura com os alunos. O quadro, que foi apresentado para a comunidade no final da Missa do Imigrante, será instalado em novo prédio da Escola São José, o qual está quase pronto.