Lígia Rosso

A DESAFIANTE MATURIDADE

Não é fácil amadurecer, pois isso requer vontade e coragem. Acima de tudo, requer também responsabilidade e ética nas relações. Conheço muitos adultos que passam uma vida toda agindo tal qual uma criança, se negando crescer e encarar os fatos como eles realmente são. Também conheço muitos jovens que são maduros e tem uma postura ética e responsável impressionantes.

Como é bom conviver com pessoas realmente adultas, que sabem estabelecer diálogos, que respeitam a opinião dos outros, mesmo não concordando com ela. Ser adulto é um desafio, pois precisamos refletir sobre a vida, decidir e ainda ser referência para muitas pessoas que nos rodeiam. Por isso, alguns decidem se tornar grandes no tamanho físico e um tanto infantis nas atitudes: não querem decidir nada e nem assumir seus erros.

Tem aqueles que permanecem na eterna adolescência, pois não assumem as responsabilidades que a vida adulta traz, preferindo ficar na fase dos devaneios por mais tempo. Todas as fases da vida são importantes, transformadoras e significativas, por isso, acredito que o ideal é viver cada uma na época certa, desempenhando os papéis que nos cabem a cada momento.

Isso não quer dizer que não devemos cultivar nossa criança e nosso jovem interior, pois eles são vitais e sempre estarão lá, em nosso âmago, nos fortalecendo e nos reequilibrando. Mas, ao mesmo tempo, creio que precisamos nos tornar adultos, assumindo nosso papel por inteiro e de forma atuante.

Precisamos estar dispostos a amadurecer todos os dias, enfrentando os problemas com coragem e serenidade, afinal de contas, um dos sinais de que amadurecemos é perceber que o mundo não é perfeito e as pessoas também não. Enfim, uma pessoa madura sabe que nem sempre a vida será do jeito que ela quer e, mesmo assim, ela aceita isso e se transforma numa grande inspiração para os demais.

57Shares
Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo